Travessia Petrópolis x Teresópolis

Petrópolis - RJ

12 de setembro de 2019 - 15 de setembro de 2019

Localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a travessia Petrópolis-Teresópolis possui cerca de 30km de extensão e liga as portarias da cidade de Petrópolis/RJ à portaria da cidade de Teresópolis, também no estado do Rio.

A travessia é considerada por muitos a mais bonita do Brasil, uma vez que atravessa pela região da Mata Atlântica e apresenta paisagens exuberantes da natureza brasileira.

O percurso é considerado de nível difícil, sendo composto por trechos retos, trechos técnicos e trechos difíceis, que por sua vez exigem o uso de cordas para conduzir os participantes com segurança.

Categorias:

Camping

Experiência Radical

Travessias

Circuito Estrada Real

Trilhas

Código do Evento:
30
NÍVEL EXTREMO
Pacotes
Deixe aqui o seu interesse para este roteiro, assim que possível nossa central de atendimento e reservas entrará em contato.

Dados de Referência

Dados de referência, Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Distância aproximada de Belo Horizonte - MG, 380 KM

Embarque Inicial: 12/09 ás 22:30 - Belo Horizonte - MG

Chegada prevista: Petrópolis - RJ 12/09 ás 05:40


Retorno: 15/09 - 14:00 - Teresópolis - RJ

Chegada Final: Belo Horizonte - MG 15/09 - 22:15

Ponto de Encontro

O ponto de embarque escolhido será solicitado no momento do fechamento do pedido. Recomendamos estar no local escolhido com 5 a 10 minutos de antecedência.

  • 12/09/2019 - 22:30 - Estação BH - Vilarinho Acesso Centro Sul - Rua das Macieiras -149 - Vila Clovis, Ponto de ônibus embaixo da passarela do Shopping Estação BH, no sentido centro de Belo Horizonte. (Último ponto da Vilarinho.)
  • 12/09/2019 - 23:00 - Terminal JK - Esquina da rua Guajajaras com avenida Olegário Maciel, próximo a praça Raul Soares, no centro de BH.

Transporte


Dados do Transporte

Tipo de Veículo: Van Executiva

Adicionais do Veículo

Veículo com ar condicionado credenciado pelo DER c/ seguro APP, poltronas reclináveis e água mineral.

Hospedagem

Serviços oferecidos pela hospedagem

INCLUSO 

  • Ingresso para entrada e pernoite no parque
  • 02 pernoites em Bivaque ou Camping (pode ocorrer de esgotar, sendo necessário a segunda opção)
  • 02 banhos quente de 15 minutos cada um. O primeiro banho deve ser tomado no abrigo do Açu e o segundo no abrigo do Sino.
  • Kit lanche trilha na saída de Belo Horizonte
  • Fotografia profissional em grupo durante todo o roteiro
  • Kit de primeiros socorros
  • Plus: Visita ao Portal de Hercules
  • Condutores de rota Índio Ecotour

NÃO INCLUSO

  • Almoço ou Jantar
  • Alimentos para consumo durante a trilha

Principais pontos do roteiro

Nascer e pôr do Sol

Como a travessia é realizada em três dias, é possível apreciar tanto o pôr do sol ao chegar nos abrigos quanto o nascer do sol ao acordar pela manhã.

 

Trechos Técnicos

A travessia Petrópolis-Teresópolis pode ser considerada de nível difícil devido a existência de subidas e descidas íngremes e também por seus trechos técnicos, como o Elevador, Mergulho e Cavalinho. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas para guiar os participantes da travessia com mais segurança pelos trechos que exigem extrema cautela e um certo nível de experiência.

Portais de Hércules

No coração do Parque Nacional Serra dos Órgãos está localizado um dos mais belos mirantes do parque, de onde é possível contemplar a imensidão e a beleza natural da Serra dos Orgãos. 

A visita ao Portal de Hercules é um PLUS do passeio de acordo com a condição física do grupo. O deslocamento é feito em 4Km excedentes com uma dificuldade de nivel alto. sendo necessario que todos em condições fisicas favoraveis para realização da visita.

Abrigo do Açu

Localizado a cerca de 8 km da sede Petrópolis, o acesso ao abrigo do Açu, saindo da portaria, é composto por subidas alternadas com trechos planos.

O local fornece abrigo com cama no andar inferior e abrigo na modalidade bivaque no andar superior. Há ainda a opção de banho quente com duração de 15 minutos no local.

Abrigo Pedra do Sino

Localizado a cerca de 9 km da sede Teresópolis e a 7 km do abrigo do Açu, o acesso ao abrigo da Pedra do Sino (realizando a travessia da sede Petrópolis para a sede Teresópolis) é composto tanto por subidas como por descidas.

O local fornece abrigo com cama no andar inferior e abrigo na modalidade bivaque no andar superior. Há ainda a opção de banho quente com duração de 15 minutos no local.

compartilhe esse roteiro:

Detalhes do roteiro