Níveis de Dificuldade

No mundo do ecoturismo e do turismo alguns pontos são fundamentais e precisam ser entendidos. O nível de dificuldade é uma das primeiras e importantes coisas a serem observadas. Alguns roteiros vão cobrar mais responsabilidades e até mesmo habilidades dos participantes. Outros tem um nível mais tranquilo para o cliente. Veja com detalhes as especificações de cada nível.

1 Flecha - Turístico

Foto: Trindade - RJ
Nível: Turístico

De uma forma geral, quando um roteiro é classificado em uma Flecha ou turístico não existe trilhas no roteiro ou se houver , será com acesso opcional, eventos culturais, históricos, praias, cachoeiras bem proximas, alguns com experiência gastronômica , artesanatos e locais para compras. Exemplos como Paraty, Ouro Preto, Diamantina entre outros.

2 Flecha - Leve

Foto: Trindade - RJ
Nível: Leve

Com duas flechas a classificação leve pede do cliente eventos com até 6 quilômetros e/ou poucos desafios, cachoeiras próximo de lugares com aclives, pedras ou trilhas cascalhadas, cidades e vilarejos com pouca trilha. Alguns eventos exemplos: Serra do Cipó, Ipoema, Acuruí, Milho Verde.

3 Flecha - Moderado

Foto: Trindade - RJ
Nível: Moderado

Três flechas, exige do participante mais que 6 km chegando até mais ou menos 12 quilômetros ou com alguns desafios até o destino, aclives e declives, alturas, mirantes, muitas pedras e/ou cascalhos. Alguns exemplos de roteiros: Cachoeiras Tombador, Cristais na serra dos Alves e atividades com caminhadas medianas.

4 Flecha - Intenso

Foto: Trindade - RJ
Nível: Intenso

A intensidade do roteiro que elevam a quatro flechas, grandes desafios, quilometragem alta maior que 12 km , frio, altura ou que seja necessário equipamento, ter conhecimento de trilhas e alguma experiência mais forte, exemplos de roteiros: Pico da bandeira, Parque Estadual do Rio Preto, Ibitipoca, Cachoeira Braúnas na serra do cipó.

5 Flecha - Extremo

Foto: Trindade - RJ
Nível: Extremo

A quinta flecha! A experiência é necessário, equipamentos, material de trilhas e preparação para esses eventos, essas experiências demandam muitos do cliente, muitas vezes mais de 02 dias de caminhada e com frequência de até 16 quilômetros/dia, pode ser necessário escalada, montanhismo, rapel, nadar em rios, passar frios, e dormir em locais de difícil acesso e/ou trilhas noturnas. Planejamento do evento, leitura e interpretação de mapas. Nada sozinho tudo em equipe. Eventos como exemplo: Travessia Marins x Itaguaré, Petrópolis x Teresópolis, Montanhismo, Ascenção a vulcões, Serra fina.

6 Flecha - Radical

Foto: Trindade - RJ
Nível: Radical

Esse entra como nossa sexta flecha, sendo uma atividade particularizada, o nível radical é atividades que demandam decisões finais sendo elas de caráter pessoal, concentração e assinaturas de termos de ciência dos riscos. Atividades naturais e expostas que precisam a maioria delas de cursos, habilitação, autorizações e confiança pessoal para serem realizadas. Alguns exemplos: Mergulhos, Paraquedismo, Balonismo, Rapel, Vulcões.